{{{ADICÇÃO E RECUPERAÇÃO}}}

{{{ADICÇÃO E RECUPERAÇÃO}}}
{{{ACREDITAR EM UM PODER SUPERIOR}}}
Demorou muito pra eu entender que não era bem isto.
Há coisas que são colocadas em nossas vidas para nos reconduzir ao verdadeiro caminho de nossa Lenda Pessoal.
Outras surgem para que possamos aplicar tudo aquilo que aprendemos.
E, finalmente, algumas chegam para nos ensinar.

Oração da Serenidade

Oração da Serenidade
Concedei-me, Senhor A serenidade necessária para aceitar as coisas que não posso modificar; Coragem para modificar aquelas que posso; e Sabedoria para conhecer a diferença entre elas. Vivendo um dia de cada vez; Desfrutando um momento de cada vez; Aceitando que as dificuldades constituem o caminho à paz; Aceitando, como Ele aceitou, este mundo tal como é, e não como Ele queria que fosse; Confiando que Ele acertará tudo contanto que eu me entregue à Sua vontade; Para que eu seja razoavelmente feliz nesta vida e supremamente feliz com Ele eternamente na próxima. Amém.”

quarta-feira, 23 de maio de 2012

{{{ AUTO ESTIMA }}}


 













Se sentirmos CONFIANÇA em nosso valor pessoal, se nos sentirmos seguros a nosso respeito, nossa tendência será viver o mundo como um lugar amigável, respondendo aos desafios e oportunidades de uma maneira positiva. A autoestima fortalece, repõe a energia e motiva. Ela nos abre a possibilidade de sentir satisfação autêntica por estarmos vivos.

Na medida em que temos confiança em nossa capacidade de aprender e compreender, nossa tendência é perseverar quando nos defrontam desafios difíceis ou complexos.

Quanto maior a nossa autoestima, mais propensos ficamos a tratar os outros com respeito, benevolência, boa vontade e justiça, pois tendemos a não percebê-los mais como ameaças.

Todos teremos nossas inevitáveis flutuações em nosso nível de autoestima. Na medida em que não conseguimos desenvolver uma autêntica autoestima, vivemos graus variáveis de ansiedade, insegurança e dúvida a respeito de nós mesmos.

Algumas vezes a autoestima confunde-se com vangloriar-se e com agir e falar com arrogância. Mas esses traços não refletem uma grande autoestima, muito ao contrário, denunciam a insegurança que se está sentindo. Refletem uma forte baixa auto estima. As pessoas com elevada autoestima não se sentem motivadas a aparecer superiores aos outros. Não buscam provar seu valor comparando-se com padrões de avaliação externa. Sua alegria está em serem quem são, não em serem melhores do que os outros.

Uma vez que somos seres sociais, necessitamos de uma certa medida de estima expressada pelos outros em nossa direção. Mas vincular nossa auto avaliação à opinião que os outros fazem de nós significa colocarmo-nos à mercê deles da maneira mais humilhante possível.

Uma das maneiras mais eficazes de se libertar da preocupação com a opinião dos outros é aumentar o nível de consciência que cada um extrai de suas experiências: quanto mais eu capto com clareza os meus sinais internos, mais os sinais externos tendem a recuar para uma posição de equilíbrio. Isso implica aprender a ouvir o corpo, aprender a ouvir  as emoções, aprender a pensar por si mesmo.

Onde existe autoestima, existe aceitação. Para podermos crescer e mudar, devemos começar aprendendo a auto-aceitação. Aceitar a si mesmo não significa eliminar o desejo de crescer, de melhorar e de evoluir. Significa não estar em pé de guerra consigo mesmo, não negar a verdade sobre nós mesmos neste momento de nossa existência. A aceitação de nós mesmos significa a aceitação do fato de que o que pensamos, sentimos e fazemos são expressões autênticas no momento em que elas ocorrem.









































Nenhum comentário: